sábado, 24 de março de 2012

CORRUPÇÃO: Um pecado que mora ao lado.


Inicio parafraseando Rui Barbosa, de tanto ver triunfar os corruptos e presenciar a aceitação muda da sociedade, resolvi me manifestar em palavras, que sei, não farão a menor diferença e se perderão no vale comum da indiferença Mas, como o beija-flor da estória que tenta apagar o incêndio da floresta com gotas d'água no bico, eu vou insistir em contribuir com minhas palavras contra a mais nefasta das desordens comportamentais: "a corrupção". Há algum tempo eu já escrevi sobre o assunto no texto "O silêncio dos inocentes",um texto onde mostro a concordância quase  natural de todos nós com a corrupção. Constato que eu não estava enganada, os novos fatos envolvendo o senador Demóstenes e Cachoeira reforçam a minha tese: Todos nós estamos propensos a corrupção, há um corrupto oculto dentro de cada um de nós, e não é fácil mantê-lo inativo, ao contrário, requer uma vigília constante e atenta. Pois enquanto se está vivo corre-se o risco de se deixar devorar pelo monstro voraz e insaciável da corrupção.
Mas, o que é a corrupção? A corrupção nada mais é do que um roubo qualificado. O corrupto é antes de qualquer outra qualificação, um ladrão. Tanto quem corrompe, quanto quem se deixa corromper estão roubando. Não existe corrupção pequena ou grande, corrupção é corrupção em qualquer dimensão.Quem se corrompe por um real se corrompe por mil.É sempre um roubo, independente da área em que esteja inserida(política,financeira,jurídica...)estão roubando.O senador Demóstenes ao se unir a Cachoeira, na minha visão, desejando eleições e releições seguras e fáceis, roubou de outros candidatos as mesmas oportunidades. Roubou a minha boa fé quando ganhou o meu voto. E roubou toda a nação ao passar a imagem de grande defensor da honra e da moral. O diretores do Araújo Jorge, hospital referência na cura do câncer, roubaram dos cofres públicos e horror dos horrores, roubaram a pouca saúde de quem está se tratando. Um roubo hediondo com todos os requintes de crueldades possíveis. Para os corruptos todos os outros seres humanos são detalhes insignificantes. E todos eles estão roubando, além de moedas financeiras, oportunidades, bem estar e mesmo sonhos e ilusões. A corrupção talvez seja o desvio comportamental mais nefasto de uma pessoa, porque suas conseqüências contaminam de forma definitiva uma sociedade e destrói nações inteiras.
A corrupção nunca é circunstancial como os outros crimes podem ser, mesmo os assassinatos, afinal pode-se matar por acidente, ou um ato passional, mas o corrupto pode em qualquer circunstancia dizer não. A corrupção nunca é passional, ao contrário, o corrupto é frio, metódico, individualista e o pior, imediatista,ele quer resolver seu problema, agora, de imediato. Um corrupto tem um rosário de motivos para ser corrupto: São eleições que precisam ser ganhas, são alugueis que precisam ser pagos,são contas negativas no banco, são carros, casas e todas as infinidades de luxos que precisam ser ostentados. Em resumo, há sempre um motivo relevante na lógica corrupta para se deixar corromper.
A corrupção quase sempre torna-se um vício. É verdade que não muitos se corrompem algumas vezes, são flagrados, sofrem e se redimem, alguns tornam-se até anti-corruptos. Mas não se iludam, são raros, na verdade, raríssimos! A corrupção vicia mais que o crack, afinal o crack destrói o corpo humano, a corrupção, ao contrário, mantém o corpo do corrupto saudável, bem alimentado e confortável e é bobagem dizer que o corrupto possa sofrer espiritualmente ou mentalmente, todos os corruptos são sociopatas, visam apenas o seu bem estar. O corrupto não é um ladrão comum, ele é altamente qualificado e depois de se viciar é muito difícil conter um corrupto, haja vista, nosso senador José Sarney que nem morto deixara a corrupção pois seus genes desregrados já se espalharam pelo Maranhão através de filhos(a), parentes, teúdos e manteúdos e assim são muitos outros.
Só podemos nos defender dos corruptos com a transparência de informações. Eles são como vampiros, odeiam a luz do dia! A luz da verdade! Só uma imprensa correta e livre, pode deter a corrupção e seus atores. Corruptos odeiam a divulgação da verdade. E apesar de nossa frágil (?!) e omissa imprensa e  mesmo assim,  graças a ela,  muitos desses famigerados vampiros sociais serão desmascarados, onerados de seus cargos e reclusos bem longe das pessoas de bem.
E para finalizar, a corrupção nunca terá fim, ela é nosso lado oculto, há uma serpente diuturnamente a nos tentar. São tantas as maçãs belas e envenenadas de ganância e luxúria que em algum instante de nossas vidas nos serão ofertadas. Portanto, sejamos prudentes e desconfiados e mais, sejamos generosos, caridosos  e empáticos, pois só amando o outro, querendo o bem e respeitando o semelhante manteremos nosso monstro corrupto inativo. E quanto aos corruptos vamos expulsá-los do nossos jardins. Talvez à leste do Éden eles possam se reencontrar com a humanidade esquecida dentro deles.

Leiam também:
(http://floriculturazamor.blogspot.com.br/2011/06/o-silencio-dos-culpados.html) 




quarta-feira, 14 de março de 2012

DESLIZES...

           Aguardava por ela ansiosamente e  da janela do apartamento avistava a cidade iluminada. O frio gritante invadia a sala...Uma leve pressão nas temporas lembrava que sua atitude era errada e leviana, amava a esposa, sentia-se seguro ao seu lado, gostava de se aconchegar em seu colo e de sua companhia tranquila e confiante. Porque então, ansiava pela chegada de outra? Amava a esposa e estava esperando aflito a chegada  de uma outra mulher...Uma quase estranha, uma mulher da qual sabia tão pouco, quase nada.
       Queria ligar e pedir que ela não viesse agora, que não viesse nunca mais.
       Queria ligar e desmarcar o encontro.
       Queria voltar pra cama e ligar para a esposa ausente em viagem rápida a trabalho.
       Queria tomar um conhaque...
       Mas ficou quieto...Ouviu o elevador chegando. Ouviu passos apressados. Abriu a porta e ela invadiu a sala sorrindo e falando trivialidades. Sentiu um frio absurdo e se jogou em abraços gostosos e aconchegantes. Ficaram se gatafunhando no sofá...Reconhecendo um ao outro um tanto desconcertados e desajeitados. Um desejo urgente e latente foi se aninhando entre eles...
        Gostava do cheiro dela, da pele dela, do corpo dela... Gostava de percorrer a nudez dela com a boca,  devagar... Degustando as sensaçoes que despertadas vinham se lançar nos seus beijos em espasmos lentos e vigorosos.  E ela também gostava de trilhar com os dedos,  as reentrâncias e  saliências do relevo  do  corpo dele, se deleitando com a geografia afetiva que se estendia túgido em suas mãos. indo se perder em sua boca num beijo macio e molhado. A cada novo encontro seus corpos revelavam sensações inebriantes e diferenciadas. Uma paisagem selvagem e sensual encoberta de sussuros e risos.
          O sofá foi se tornando pequenos demais...Poucas seriam as horas...Talvez mais tarde ligasse para a  esposa distante... Talvez mais tarde tomasse um conhaque...Talvez...