quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Maranhão é aqui!

             
           Eu conheço o Maranhão! O feudo da família Sarney, a terra dos seus domínios. Conheço sua capital, São Luís, com seus casarios de arquitetura portuguesa, belíssimos! “Patrimônio da humanidade”, abandonados e melancólicos. Conheço seus bairros paupérrimos, com pouca ou nenhuma infra-estrutura e as poucas existentes nomeadas com o brasão da família Sarney.
         Eu conheço o Maranhão! Um dos três estados mais pobres do nosso já pobre Brasil. Conheço as entranhas do maranhão, sua pobreza sem alento, suas casas de pau-a-pique, seus povoados abandonados, suas estradas intransitáveis, seus latifúndios intermináveis.
        Eu conheço o Maranhão! Suas estiagens agressivas que tornam inférteis amplas extensões de terras, e suas enchentes ferozes, que desabrigam e expõe as mazelas de um povo vilipendiadas por seus políticos.
        Eu conheço o Maranhão! As suas paisagens deslumbrantes! Conheço os lençóis maranhenses, verdadeiros oásis da aridez, da solidão e abandono. Conheço suas praias acanhadas e suas águas densas e de cores indefinidas.
          Mais do que conhecer o Maranhão; convivi com seu povo: O povo mais gentil, trabalhador e generoso que conheci. Devo a três maravilhosas maranhenses a ternura incondicional com a qual meus filhos foram criados. Um povo alegre e destemido. Povo que, devido às adversidades de seu estado e da incompetência de seus políticos, muito cedo, saem de suas fronteiras, a procura de vidas melhores e tornam-se migrantes em quase todo Brasil.
E finalizando, eu conheço o Amapá! O estado exuberante e jovem que num rompante juvenil acolheu o Sr. Jose Sarney, esperando que sua representatividade federal pudesse trazer-lhe benefícios. E no qual ele aparece apenas em datas pontuais, visando apenas à continuidade da sua tão pavoneada biografia política.
            Portanto, é ultrajante, que o digníssimo presidente do Senado. “O senhor do Maranhão!” “O dono absoluto do vale de pobreza e misérias de um povo”, sinta-se ofendido e peça consideração para com suas atitudes desavergonhadas.
           Em nome da admiração, do respeito e consideração que tenho pelo maranhão e seu povo, pela minha trajetória e a de inúmeros brasileiros honestos e trabalhadores exijo: família Sarney, me respeite!







Nenhum comentário:

Postar um comentário